29 de mai. de 2010

Internet and Voting

On 3-4 June, EUDO will hold a conference entitled  "Internet and Voting" at the European University Institute

The conference is jointly organized by Alexander H. Trechsel and Mark Franklin, EUDO at the EUI and Bernie Grofman, University of California, Irvine, and coordinated by Andrea Calderaro, EUI

The Conference will explore new theoretical and/or empirical insights into the linkage between voting and internet based information and communication technologies. The Conference is organised by the Observatory on Public Opinion at the EUI, in partnership with the University of California, Irvine.

For further details: http://bit.ly/9yRVDc

See the program:

http://www.eui.eu/Projects/EUDO/Documents/201005-EUDO-INternet-Voting-Prog.pdf

List of presenters:

- Alex Trechsel (EU, Italy)
- Andrea Calderaro (EUI, Italy)
- Bernie Grofman (University of California Irvine, US)
- Da-Chi Liao (National Sun Yat-Sen University, Taiwan)
- Daniel Bochsler (Central European University, Hungary)
- Esteban Romero Frías and Liwen Vaughan (University of Granada, Spain/University of Western Ontario, UK)
- Kenneth M. Winneg (Annenberg Center, UPenn, US)
- Kristjan Vassil (EUI, Italy)
- Luana Russo and Michela Natilli (Sant’Anna University, Italy)
- Mark Franklin (EUI, Italy)
- Nele Leosk (e-Governance Academy, Estonia)
- Shoichiro Ishibashi and Tetsukazu Okamoto (Kansai University, Japan)

25 de mai. de 2010

VII Workshop empresas, empresários e sociedade

Estou de saída para Florianópolis para apresentar o paper abaixo. Assim que possível, coloco o link para o paper e para a inevitável apresentação em ppt. (todo muito critica mas eu acho bom na maioria das circunstâncias). (SSB).

MT 6. Organizações empresariais, sociedade e política na América Latina – Sessão II
Dia 27, quinta-feira, 14:30h-18h
Local: Auditório do CFH
Coordenação: Renato Raul Boschi (IUPERJ)
1) Sérgio Soares Braga e Juliano Braga Griebeler
Titulação: Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná.
Vínculo institucional: Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais
Título do trabalho: Ação empresarial e NTIC: um estudo comparado sobre as agendas legislativas nos portais das associações industriais do Brasil e da Argentina
Resumo: O objetivo deste trabalho é elaborar um estudo comparado das atividades políticas nos portais das associações industriais brasileiras e argentinas, concentrado na experiência das “agendas legislativas” da indústria. Para tanto, procederemos à análise das agendas legislativas nos portais de tais entidades, a fim de reunir evidências de que as NTICs estão servindo como um importante meio de promoção e divulgação das atividades políticas do empresariado sul-americano.

22 de mai. de 2010

Internet amplia acesso de jovens a informações sobre política

Ferramentas on-line podem ajudar político a fidelizar o eleitor
Uso do Twitter para cutucar adversários políticos. Sites carregados de notícias que superestimam os feitos do candidato. Textos longos, pouca interatividade e ausência de aplicativos que chamam a atenção da moçada, como vídeos e links. Eis a receita ideal para espantar os eleitores jovens, de acordo com o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e cientista político Sérgio Braga, especialista em política e internet. De acordo com Braga, ferramentas como o Twitter e Facebook devem servir para fidelizar o eleitor e, o mais importante, para a apresentação de re­­­sul­­­tados.“Ela deve servir para mobilizar e desencadear ações concretas, não para que o candidato exponha seu ego ou fale besteiras”, afirma.

Meia hora falando ao telefone num dia de excesso de trabalho e publicam uma parte ínfima do que falei num contexto inteiramente diverso. De qualquer maneira, não deixa de ser uma atividade relacionada ao projeto, por isso divulgo-a aqui.  (SSB)

17 de mai. de 2010

Deu na Gazeta

Reportagem interessante da GP sobre o Vigilantes e o Observatório da UFMG. Clique aqui para ler (SSB).

15 de mai. de 2010

Reforma política e politologia caipira


A politologia caipira, capitaneada por certos "'brasilianistas" que teimam em apontar apenas os "entraves" da democracia brasileira sem reconhecer os seus substanciais avanços (como se a democracia parlamentar "representativa" lá, deles, fosse uma maravilha), gosta de clamar por uma "reforma política" e eleitoral que construa um sistema político mais "governável". Ora, como já chamei a atenção em outras partes [link] esse não é um problema só nosso, mas da maior parte das democracias ditas "consolidadas", inclusive os EUA.

No caso inglês, qualquer leitor de Duverger sabe que pelo menos desde a década de 1930 existem críticas ao sistema eleitoral de lá. Entretanto, a coisa agora parece estar atingindo os seus limites. Quando qualifiquei abaixo o sistema eleitoral inglês como uma palhaçada [link], evidentemente eu não achava que estava só, nem que estava afirmando uma grande novidade. Felizmente.

A grande questão é: será que a internet não tem nada a ver com tudo isso? Minha hipótese é que sim. (SSB) [sujeito a revisão]

Os pré-candidatos e seus websites

VEJA O PERFIL DOS POLÍTICOS QUE PODEM CONCORRER À PRESIDÊNCIA:
Américo de Souza (PSL)
Bacharel em direito, ciências econômicas, administração, ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. É ex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão. Em 2006, foi candidato a vice-presidente.
Site: http://www.pslnacional.org.br/ e Twitter: @AmericoPSL
Dilma Rousseff (PT)
É natural de Belo Horizonte. Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil.
Site: http://www.dilmanaweb.com.br/ e Twitter: @dilmabr
Ivan Pinheiro (PCB)
Advogado, é secretário geral do PCB. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Já se candidatou a deputado federal e a vereador. Também já disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Site: http://www.pcb.org.br/
José Maria Eymael (PSDC)
Nasceu em Porto Alegre, é formado em direito, com especialização na área tributária, e em filosofia pela PUC-RS. Há mais de 30 anos atua como empresário nas áreas marketing e comunicação. Ex-deputado federal, já disputou a Presidência duas vezes.
Site: http://www.psdcbrasil.org.br/ e Twitter: @eymael
José Serra (PSDB)
Ex-governador de São Paulo, já foi deputado federal, senador e ministro da Saúde e do Planejamento. Tem formação superior em Economia, concluída no Chile, e em Engenharia, pela Universidade de São Paulo.
Site: http://www.serraescreve.blogspot.com e Twitter: @joseserra_
Levy Fidélix (PRTB)
Atuou como apresentador de TV, diretor de criação em agências de publicidade e professor. Foi um dos fundadores do PL e esteve no PTR. Já disputou eleições para presidente da República, prefeito de SP, governador, vereador e deputado federal.
Site http://www.prtb.org.br/ e Twitter: @levyfidelix
Marina Silva (PV)
Nasceu no Acre, onde formou-se em história. Foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual e senadora. Atuou no governo Lula como ministra do Meio Ambiente, de 2003 a maio de 2008. Participou da fundação do PT, do qual se desfiliou em 2009.
Site: http://www.minhamarina.org.br/ e Twitter: @silva_marina
Mário de Oliveira (PTdoB)
Nasceu em Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. É graduado em engenharia mecânica pela Unesp, bacharel em Direito pela PUC-SP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP.
Site: http://www.mariooliveira.com.br/ e Twitter: @mariooliveira70
Oscar Silva (PHS)
Maranhense, vive atualmente em Brasília. É advogado e secretário geral nacional do PHS. Entrou para a política no PMDB. Está filiado há cinco anos ao PHS. Já disputou duas eleições para deputado.
Site: http://www.oscarsilva2010.com.br/
Plínio Sampaio (Psol)
Promotor público aposentado, é mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Tem atuação junto à Igreja Católica. É presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária.
Site: http://pliniopresidente.com/ e Twitter: @pliniodearruda
Rui Pimenta (PCO)
Formado em jornalismo, participou da fundação do PT, com atuação em SP e no ABC. Na década de 80, atuou no sindicalismo. Após ajudar a fundar o PCO em 1996, foi candidato a vereador, a deputado federal e a prefeito de São Paulo.
Site: http://www.pco.org.br/ruicostapimenta/
Zé Maria (PSTU)
Metalúgico, participou dos movimentos sindicais no ABC na década de 1970. Foi um dos fundadores do PT, do qual saiu nos anos 90. É um dos fundadores e atual presidente nacional do PSTU. Integra a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).
Site: http://www.pstu.org.br/ e Twitter: @zemaria_pstu

10 de mai. de 2010

Entrevista bruta

Mais uma evidência que que a internet agrega valor às campanhas eleitorais. Aonde mais poderíamos assistir um papo cabeça e franco como este? Nem na TV Educativa aqui no Paraná. Gratias, Vimeo.
P.S.: Como subsídio, segue ao lado o verbete de Roberto Requião que redigi para a nova edição do DHBB (SSB).  


Fonte: "ENTREVISTA BRUTA" COM ROBERTO REQUIÃO - WWW.JAGOSTINHO.COM.BR from jean vosch on Vimeo.

7 de mai. de 2010

Boa dica do Thiago Peixoto


How do you go about measuring the effectiveness of any given legislature? http://bit.ly/dy3fuf via TweetDeck

Porque o sistema eleitoral inglês é uma palhaçada

São tragicômicos os posts em certos blogs brazukas fazendo "sofisticadas" análises dos resultados das eleições no RU. Na verdade, o sistema eleitoral inglês é uma palhaçada, como se pode observar pelo diagrama abaixo. Mais uma vez os "lib" foram escandalosamente surrupiados e foram os grandes derrotados no pleito. Agora, é torçer para que se forme uma (improvável) coalizão com os "labours" e que venha uma mudança nas regras eleitorais nesse pacote. So aí, poderemos começar a levar a sério essas eleições inglesas.Não se deve esquecer no entando de que o LP é um espécie de PMDB local, ou seja, um parceiro em quem não se deve confiar, e que são muito pouco prováveis alterações nesse sentido nos próximos meses. O mais provável é que se instale uma certa confusão e se convoquem novas eleições antes do término do mandato dos MPs.

P.S.: Veja aqui a declaração de Nick Clegg sobre o resultado das eleições. Dá-lhe Nick!


6 de mai. de 2010

Eleições no Reino Unido

Link interessante explicando as eleições de hoje no RU: http://electionresources.org/uk/
E abaixo o vídeo que derrubou Gordon Brown (mais uma vítima das NTICs):



Below is the full transcript of the earlier exchange between Gordon Brown and Gillian Duffy:

Gillian Duffy: My family have voted Labour all their lives. My father, even, when he was in his teens, went to Free Trade Hall to sing the Red Flag. And now I’m absolutely ashamed of saying I’m Labour.

Gordon Brown: Now you mustn’t be, because what have we done? We’ve improved the health service, we’re financing more police, neighbourhood policing, we are getting better schools, and we are coming through a very, very difficult world recession. You know what my views are. I’m for fairness, for hard-working families. I want to make sure – I’ve told these guys across there – if you commit a crime you’re going to be punished. You better stop.

Gillian Duffy: I don’t think it’s happening in Rochdale...

Gordon Brown: We have a bit more policing than there were but obviously we are going to do better in the future with neighbourhood policing, but neighbourhood policing is the key to it. You’re a very good woman, you’ve served your community all your life.

Gillian Duffy: I have, I’ve worked for the Rochdale council for 30 years, and I worked with children and handicapped children.

Gordon Brown: Well I think working with children is so important, so important isn’t it. Have you been in some of the children’s centres?

Gillian Duffy: The thing that I can’t understand is why am I still being taxed at 66 years old because my husband’s died and I had some of his pension tagged on to mine?

Gordon Brown: Well we are raising the threshold at which people start paying tax as pensioners. But yes, if you’ve got an occupational pension you may have to pay some tax but you may be eligible for the pension credit as well, you should check.

Gillian Duffy: No, no I’m not. I’ve checked and checked and they said no, they can’t do it.

Gordon Brown: Well you should look at it again just to be sure, absolutely sure.

Gillian Duffy: Yes, yes they’ve told me. I’ve been down to Rochdale council to try and get it off my tax.

Gordon Brown: You know we’re linking the pension to earnings in two years’ time, we’ve got the winter allowance as you know which I hope is a benefit, the winter allowance.

Gillian Duffy: I agree with that, it’s very good, but every year I talk to people my age and they say they’ll be knocking it off, it will be going. It will be.

Gordon Brown: We’re keeping it. We have done the bus passes, we have done the free eye tests, free prescriptions.

Gillian Duffy: But how are you going to get us out of all this debt Gordon?

Gordon Brown: Because we have got a deficit reduction plan to cut the debt in half over the next four years. We’ve got the plans, they’ve been set out today. Look I was a person who came in...

Gillian Duffy: The three main things what I had drummed in when I was a child was education, health service and looking after people who are vulnerable. But there’s too many people now who aren’t vulnerable but they can claim, and people who are vulnerable can’t claim, can’t get it.

Gordon Brown: But they shouldn’t be doing that, there is no life on the dole for people any more. If you are unemployed you’ve got to go back to work. It’s six months...

Gillian Duffy: You can’t say anything about the immigrants because you’re saying that you’re... but all these eastern Europeans what are coming in, where are they flocking from?

Gordon Brown: A million people have come from Europe but a million British people have gone into Europe. You do know that there’s a lot of British people staying in Europe as well. Look, come back to what were your initial principles: helping people – that’s what we’re in the business of doing. A decent health service, that’s really important, and education. Now these are the things that we have tried to do. We’re going to maintain the schools so that we can make sure that people have that chance to get on. We’re going to maintain the health service so that...

Gillian Duffy: And what are you going to do about students who are coming in then, all this that you have to pay, you’ve scrapped that Gordon.

Gordon Brown: Which one?

Gillian Duffy: To help people who go to university.

Gordon Brown: Tuition fees?

Gillian Duffy: Yes.

Gordon Brown: Yeah but look we’ve got...

Gillian Duffy: I’m thinking about my grandchildren here. What will they have to pay to get into university?

Gordon Brown: You’ve got 40% of young people now going to university, more than ever, so you’ve got to have some balance. If you get a degree and you earn twice as much after you get the degree then you’ve got to pay something back as a contribution. But there are grants for your grandchildren, there are grants, more grants than ever before. You know more young people are going to university than ever before, and for the first year the majority of people going to university are women – so there’s big opportunities for women. So education, health and helping people, that’s what I’m about. That’s what I’m about.

Gillian Duffy: Well congratulations, and I hope you can keep it up.

Gordon Brown: It’s been very good to meet you, and you’re wearing the right colour today. How many grandchildren so you have?

Gillian Duffy: Two. They’ve just come back from Australia where they’ve been stuck for nine, 10 days with this ash crisis.

Gordon Brown: But they got through now? Yeah we’ve been trying to get people back quickly. But are they going to go to university? That’s the plan?

Gillian Duffy: I hope so. They’re only 12 and 10.

Gordon Brown: Oh they’re only 12 and 10. But they’re doing well at school?

Gillian Duffy: Yeah yeah, very good.

Gordon Brown: A good family. Good to see you.

Gillian Duffy: Yeah. And the education system in Rochdale – I will congratulate it.

Gordon Brown: Good. And it’s very nice to see you. Take care. Good to see you all. Thanks very much.

Gordon Brown gets in car.

Gordon Brown: That was a disaster...should never have put me with that woman. Whose idea was that?

Aide: I don’t know, I didn’t see her.

Gordon Brown: Sue’s I think. Just ridiculous.

Aide: Not sure that they’ll go with that one.

Gordon Brown: They will go with that one.

Aide: What did she say?

Mr Brown: Everything, she was just a sort of bigoted woman who said she used to be Labour.

4 de mai. de 2010

Grécia: o berço da (nova) civilização ocidental?

Que bela imagem, como diria Tarkovsky... Não vou cair na tentação de explicar a piada, pois não sou muito chegado a um lero-lero acadêmico e admiro a concisão. O único reparo que eu faria à imagem abaixo seria a substituiçào da palavra "Europe" por "World". Trabalhadores, organizai-vos!
Se souberem de alguma movimentação pela internet envolvendo as manifestações abaixo, por favor me escrevam. (SSB)

Eleições de 2010 nos EUA

1 de mai. de 2010

Terceira via

Meta o bedelho na eleição alheia e descubra porque é uma balela essa tese de que "não existe terceira via" no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras...
http://www.ukelections2010.org/

Abrs,

Edição de abril do Em Debate

Saiu a edição de abril do Em debate com número dedicado às Novas Tecnologias: http://www.opiniaopublica.ufmg.br/edicaoAtual.php