25 de abr. de 2011

Chamada GT Anpocs

Prezad@ colega pesquisadora/pesquisador:
 
Segue abaixo chamada para envio de trabalhos para GT Anpocs sob nossa coordenação, assim como os critérios para seleção dos papers e painéis a serem apresentados no evento. Recomendamos também a leitura atenta das instruções contidas no site da Anpocs, antes do envio das propostas de trabalho: http://www.anpocs.org.br/portal/ Favor divulgar a possíveis interessados. Lembramos que o prazo para envio das propostas é 09/05/2011.
 
Ementa do GT: O ST “Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura” pretende reunir pesquisadores que investigam os impactos das NTICs sobre várias dimensões das sociedades contemporâneas, tendo como foco três campos de investigação: a) “ciberativismo”, ou seja, o emprego das NTICs para promover novas formas de ação coletiva e ampliação da cidadania; b) “ciberpolítica”, ou seja, os impactos das NTICs sobre os sistemas políticos, abrangendo desde as instituições tradicionais de tais sistemas, até a criação de novos espaços de deliberação e participação propiciados pelo emprego destas mesmas NTICs na esfera pública; c) “cibercultura”, isto é, trabalhos que investigam como as NTICs estão propiciando a emergência de novas formas de identidades coletivas e processos de criação simbólica que integram os diversos atores sociais em novos universos de referência cultural.
 
Critérios para seleção dos papers e painéis. Serão selecionados trabalhos que cumpram os seguintes requisitos: a) trabalhos empíricos e teóricos que forneçam contribuições substantivas aos temas pesquisados e não sejam uma mera enumeração de dados empíricos ou um resumo/cotejo descritivo de teses defendidas por outros autores; b) avaliação do potencial dos resumos  e dos resumos expandidos de se transformarem num texto com razoável grau de acabamento a ser disponibilizado no site da Anpocs nos prazos estipulados pela instituição, após sua aprovação pelos coordenadores; c) critérios de diversidade regional e de titulação a fim de dar oportunidade a pesquisadores em diversos estágios de investigação e de diferentes regiões do país de debaterem suas pesquisas sobre a temática num evento de âmbito nacional. Esclareça-se ainda que será política do organizadores promoverem a maior diversidade possível de autores no período de funcionamento do Grupo de Trabalho, motivo pelo qual solicitamos desde já aos inscritos a reapresentarem eventuais resumos não aceitos nas etapas subseqüentes de funcionamento do GT caso tenham sido feitos avanços nas respectivas pesquisas durante o período. Recomenda-se por fim que as propostas de trabalho enviadas contenham os seguintes itens: (i) objetivos e proposições básicas que estruturam o enfoque; (ii) métodos empregados; (iii) resultados parciais alcançados; (iv) conclusões gerais.
 
Coordenadores do GT:
 
Sérgio Soares Braga (UFPR)
Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC)

12 de abr. de 2011

9 de abr. de 2011

Internet será arma de arrecadação e não exposição para Obama

Apesar de ter escolhido a internet para dar o pontapé inicial na sua campanha à reeleição em 2012, o presidente americano, Barack Obama, deverá utilizar a plataforma virtual mais para arrecadar doações e menos para promover a candidatura.
De acordo com especialistas ouvidos pelo iG, o presidente democrata manterá o foco em sua árdua tarefa de levantar fundos - a intenção é conseguir ao menos US$ 1 bilhão - e estará menos voltado a estratégias de apelo via internet, como foi em sua campanha anterior.