11 de set. de 2009


Congresso sobre mídia e política abre inscrições para apresentação de trabalhos
10/09/2009

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Congresso da Compolítica, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, que será realizado no período de 9 a 11 de dezembro de 2009, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Criada em dezembro de 2006, em Salvador, com o intuito de promover a especialidade de Comunicação e Política, a Compolítica congrega pesquisadores não apenas dos campos de comunicação e ciência política, mas, também, de sociologia, psicologia, filosofia e antropologia. O foco da área se volta, principalmente, para a interface entre a política e os fenômenos comunicativos, sobretudo os media, suas linguagens e seus agentes.
Para a conferência de abertura está confirmada a presença José Luís Dader, da Universidad Complutense de Madrid (Espanha).
Haverá ainda duas mesas-redondas. Para discutir Novas mídias: o que muda na Política?, participam Rousiley Maia (UFMG), Maria Helena Weber (UFRGS), Sérgio Amadeu (Faculdade Cásper Líbero), Wilson Gomes (UFBA) e Vera Chaia (PUC-SP).
A segunda mesa-redonda é sobre Jornalismo Político, Pluralismo e Democracia, com Afonso de Albuquerque (UFF), Ariel Jerez (UCM), Fernando Latman-Weltman (FGV), Mauro Porto (Tulane Univesity) e Fernando Antônio Azevedo (UFSCar).
Chamada de trabalhos - Os participantes poderão apresentar trabalhos relacionados ao tema do evento em duas categorias distintas: Grupos de Trabalhos e Sessões de Comunicação.
Os Grupos de Trabalhos acolhem pesquisas em estágios mais avançados sobre os temas como Comunicação e democracia; Mídia e eleições; Marketing, imagem pública política; Internet e política; e Comunicação e sociedade civil.
Nas Sessões de Comunicação, serão apresentados trabalhos sobre Abordagens teóricas das relações entre democracia e comunicação; Eleições, partidos políticos e comunicação; Comportamento político, opinião pública e sondagens de opinião; Política e Internet; Políticas de comunicação; Propaganda eleitoral; Jornalismo político; Sociedade civil, participação e comunicação; Imagem pública política; e Economia política da comunicação.
O prazo para envio da proposta de artigo é 30 de setembro de 2009. As informações completas estão disponíveis no site: www.pucsp.br/compolitica.

Nenhum comentário: