10 de fev. de 2010

Painel debateu impactos da tecnologia na democracia

Ontem participei de um excelente evento na ALMG destinado a debater o impacto das TICs no parlamento. Estive lá e em breve disponibilizarei o link para minha apresentação em ppt. aqui no blog. (SSB)

Painel debateu impactos da tecnologia na democracia

Especialistas em Ciência Política, Comunicação e Políticas Públicas abordaram os impactos da tecnologia no processo democrático moderno, com destaque para as casas legislativas, durante o painel "As tecnologias da informação e comunicação a serviço da democracia", realizado nesta terça-feira (9/2/10), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O doutor em Ciências da Comunicação da USP, jornalista e professor da Faculdade Casper Líbero, Caio Túlio Costa, destacou que está em curso uma mudança estrutural nas comunicações no Brasil e no mundo, que vem impactando diretamente na forma de se fazer política, principalmente nos parlamentos. Ele aponta que os conceitos hoje são líquidos e se adaptam ao momento, ao contrário do que aconteceu em outras gerações quando a tradição prevalecia na sociedade. "Quem conduz a política hoje é a mídia, especialmente pela dispersão dos indivíduos provocada pelas várias formas de consumo da comunicação", disse. Em sua fala, Caio Túlio Costa ainda citou exemplos dessa mudança estrutural motivada pelas novas mídias em todo o mundo, e falou sobre os desafios trazidos por essa revolução. "É preciso levar em conta as redes sociais, a diversidade cultural e a inexperiência do indivíduo-repórter e dos cidadãos-repórteres que contam com um imenso poder de mídia nas mãos", afirmou.

O mestre em Ciência Política e doutor em Desenvolvimento Econômico da Unicamp, Sérgio Soares Braga, pautou-se pelos websites parlamentares e sua contribuição para agregar valor à atividade nas assembleias, bem como na aproximação do parlamento com os cidadãos. Para ele, há uma tendência para que a democracia se torne mais participativa, oferecendo mais espaços para deliberação. "Os websites agregam valor às funções parlamentares da transparência, educação política e legitimação institucional", disse.

E-democracia - Finalmente, o mestre em Políticas Públicas da Universidade de Londres, Cristiano Ferri de Faria, falou sobre o que conceitua como e-democracia. Segundo ele, a tecnologia, hoje, impacta diretamente na transparência dos parlamentos, nos processo eleitorais, na formulação das leis, nas atividades comunitárias e na mobilização social. "Como vantagens, o processo traz mais participação, legitimidade, qualidade na deliberação e transparência política. Como novidade, oferece a informação de forma não linear, atemporal, granular e por meio de novas interfaces", concluiu.

Fonte: ALMG

Nenhum comentário: