Troca de arquivos digitais beneficiou sociedade, diz estudo de Harvard
Por Redação do IDG Now!Publicada em 17 de junho de 2009
Pesquisa feita por dupla de economistas indica que, mesmo com download ilegal, produção musical mais do que dobrou em 7 anos.Os economistas Felix Oberholzer-Gee e Koleman Strumpf publicaram um novo estudo pela Harvard Business School que procura avaliar o impacto da troca de arquivos no mundo contemporâneo.
Segundo o levantamento, a troca de arquivos causa menos prejuízos do que se pensa e não desencorajou a criatividade. Pelo contrário: a produção cultural nunca foi tão prolífica nos últimos anos.
Apesar de a venda de discos ter caído desde 2000, o número de álbuns criados explodiu. Em 2000, foram lançados 35,5 mil discos - em 2007, porém, esse número saltou para 79,6 mil - incluindo 25,1 mil álbuns digitais. Ou seja, mesmo com o download de material protegido por direito autoral, a produção musical disparou.
O estudo também procura desmistificar alguns efeitos econômicos da troca de arquivos protegidos por direitos autorais. Por exemplo, o download de canções não representa necessariamente uma venda perdida e alguns remixes e mashups (músicas misturadas para compor uma terceira música) podem incentivar a venda das canções originais.
Outro ponto importante é que a troca de arquivos pode representar uma perda de receita, a princípio, mas que é compensada com “complementos”. Os preços dos shows, afirma a dupla de economistas, subiu nos últimos anos, assim como a demanda pelas apresentações ao vivo.
Por isso, os autores concluem que o maior acesso do público às músicas e “uma proteção mais fraca dos direitos autorais, aparentemente, beneficiaram a sociedade”.
Segundo os economistas, isso faz com que a violação de direitos autorais seja “ambiguamente desejável”, desde que ela não impeça a produção de novos trabalhos por parte dos artistas e empresas de entretenimento.
A íntegra do estudo esta em http://www.hbs.edu/research/pdf/09-132.pdf
Fonte: aqui
Um comentário:
Eu acredito que o que acontece com as musicas, acontece com os livros, filmes e outros materias disponibilizados na web. O modelo deve se reproduzir - e-books são lidos, autores ficam mais conhecidos, os internautas procuram o blog do autor, outros livros ou colunas desses autores nos jornais, os autores acabam convidados pra mais palestras e eventos etc os filmes fazem alavancar a venda de "lembrancinhas" e brindes, do filme como camiseta, bone, caneca, tênis (tênis infantil então) !!
Milton
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