7 de mai. de 2010

Porque o sistema eleitoral inglês é uma palhaçada

São tragicômicos os posts em certos blogs brazukas fazendo "sofisticadas" análises dos resultados das eleições no RU. Na verdade, o sistema eleitoral inglês é uma palhaçada, como se pode observar pelo diagrama abaixo. Mais uma vez os "lib" foram escandalosamente surrupiados e foram os grandes derrotados no pleito. Agora, é torçer para que se forme uma (improvável) coalizão com os "labours" e que venha uma mudança nas regras eleitorais nesse pacote. So aí, poderemos começar a levar a sério essas eleições inglesas.Não se deve esquecer no entando de que o LP é um espécie de PMDB local, ou seja, um parceiro em quem não se deve confiar, e que são muito pouco prováveis alterações nesse sentido nos próximos meses. O mais provável é que se instale uma certa confusão e se convoquem novas eleições antes do término do mandato dos MPs.

P.S.: Veja aqui a declaração de Nick Clegg sobre o resultado das eleições. Dá-lhe Nick!


Um comentário:

Bruno Bolognesi disse...

Prof. Sérgio, a campanha pela mudança para o STV como sistema de votação está forte por lá. O problema é passar pela pressão da House of Lords, que insistem em manter o sistema FPTP em distritos uninominais.
Além do que, os Tories e os Lords acreditam que o bipartidarismo seja melhor para a estabilidade governativa (o que parece que não ocorrerá esse ano) e que os distritos aproximam o eleito do eleitor. Uma fonte muito boa para toda essa discussão é o: http://www.electoral-reform.org.uk
Abraço, Bruno Bolognesi.