P.S.: Veja aqui a declaração de Nick Clegg sobre o resultado das eleições. Dá-lhe Nick!
Experimental Blog of the research group titled "Institutions, political behavior and new digital technologies" (Geist) coordinated by Professor Sérgio Braga of the Department of Social Science/ UFPR. The group seeks to investigate the use of the internet by different actors from the point of view of political scientist, not that one of the social philosopher, information manager, sociologist of communication nor computer expert's.
7 de mai. de 2010
Porque o sistema eleitoral inglês é uma palhaçada
São tragicômicos os posts em certos blogs brazukas fazendo "sofisticadas" análises dos resultados das eleições no RU. Na verdade, o sistema eleitoral inglês é uma palhaçada, como se pode observar pelo diagrama abaixo. Mais uma vez os "lib" foram escandalosamente surrupiados e foram os grandes derrotados no pleito. Agora, é torçer para que se forme uma (improvável) coalizão com os "labours" e que venha uma mudança nas regras eleitorais nesse pacote. So aí, poderemos começar a levar a sério essas eleições inglesas.Não se deve esquecer no entando de que o LP é um espécie de PMDB local, ou seja, um parceiro em quem não se deve confiar, e que são muito pouco prováveis alterações nesse sentido nos próximos meses. O mais provável é que se instale uma certa confusão e se convoquem novas eleições antes do término do mandato dos MPs.
P.S.: Veja aqui a declaração de Nick Clegg sobre o resultado das eleições. Dá-lhe Nick!
P.S.: Veja aqui a declaração de Nick Clegg sobre o resultado das eleições. Dá-lhe Nick!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prof. Sérgio, a campanha pela mudança para o STV como sistema de votação está forte por lá. O problema é passar pela pressão da House of Lords, que insistem em manter o sistema FPTP em distritos uninominais.
Além do que, os Tories e os Lords acreditam que o bipartidarismo seja melhor para a estabilidade governativa (o que parece que não ocorrerá esse ano) e que os distritos aproximam o eleito do eleitor. Uma fonte muito boa para toda essa discussão é o: http://www.electoral-reform.org.uk
Abraço, Bruno Bolognesi.
Postar um comentário