15 de mai. de 2010

Reforma política e politologia caipira


A politologia caipira, capitaneada por certos "'brasilianistas" que teimam em apontar apenas os "entraves" da democracia brasileira sem reconhecer os seus substanciais avanços (como se a democracia parlamentar "representativa" lá, deles, fosse uma maravilha), gosta de clamar por uma "reforma política" e eleitoral que construa um sistema político mais "governável". Ora, como já chamei a atenção em outras partes [link] esse não é um problema só nosso, mas da maior parte das democracias ditas "consolidadas", inclusive os EUA.

No caso inglês, qualquer leitor de Duverger sabe que pelo menos desde a década de 1930 existem críticas ao sistema eleitoral de lá. Entretanto, a coisa agora parece estar atingindo os seus limites. Quando qualifiquei abaixo o sistema eleitoral inglês como uma palhaçada [link], evidentemente eu não achava que estava só, nem que estava afirmando uma grande novidade. Felizmente.

A grande questão é: será que a internet não tem nada a ver com tudo isso? Minha hipótese é que sim. (SSB) [sujeito a revisão]

Nenhum comentário: