16 de mai. de 2009

Manifestações contra o AI-5 digital ou "PL Azeredo"


Após uma longa ciberagitação pela internet, realizou-se na Assembléia Legislativa de São Paulo o ato contra o "AI-5 digital" (PL Substitutivo do Senador Azeredo (PSDB/MG) regulamentando o uso da internet).

Foram postados no Youtube diversos vídeos divulgando e cobrindo o ato. Aqui indicaremos alguns deles.

O post que inserimos anteriormente, sobre a aprovação de PL análogo pela base parlamentar do governo Sarkozy na França, mostra que atualmente há uma movimentação internacional das forças conservadores e de grandes interesses empresariais, bem como de marajás da indústria cultural, contra o compartilhamento de informações e a livre circulação de arquivos pela Web.

Como se vê, não são apenas os regimes ditatoriais pelo mundo afora que impõem restrições ao uso da Web pelos internautas.

Um sinal de que estes setores articulam a aprovação urgente da lei -- assim como na França -- são algumas matérias que sairam em órgãos da grande imprensa nesta semana sobre os "crimes" na internet.

Lobistas já estão atuando e o relator da proposição tirou da manga um parecer favorável à aprovação da proposição [
clique aqui para informações sobre a estratégia a ser empregada pelos interessados na sua aprovação].

Tendo em vista a composição de nosso Congresso, sempre subserviente aos interesses mais conservadores, a tendência é que o PL seja aprovado ficando o ônus do veto de seus dispositivos mais draconianos para o presidente Lula. Pelo menos é o que prognosticamos aqui (17/05/2009).

Nenhum comentário: