
Disponibilizamos neste blog o link para o livro clássico e fundamental de Gaetano Mosca, "The ruling class" (pode ser baixado ou flipado clicando-se aqui).
Mas o que livro de Mosca tem a ver com o tema das relações entre internet e política?
É que uma das questões centrais postas pela literatura é justamente a dos impactos das TICs sobre as atividades dos vários segmentos das elites dirigentes nas sociedades contemporâneas.
Para uns ("ciberpessimistas") a internet terá pouco impacto sobre os valores, as motivações, as estratégias e os comportamentos de tais elites, reproduzindo apenas a "política como usual" (Margolis & Resnick, 2000; leia um bom resumo do livro aqui).
Para outros ("ciberotimistas"), a Web produzirá impactos significativos nas ações das elites dirigentes e em suas relações com os cidadãos comuns, possibilitando mesmo a emergência de novas formas de democracia, "para além" do marco institucional vigente das democracias liberais, parlamentares ou "representantivas". [(Clique aqui para um apanhado bem-informado deste debate acadêmico por alguns dos principais especialistas do assunto: Norris (2000), Gomes (2007) - breve o link].
De qualquer maneira, parece haver um certo consenso de que, sem um conhecimento preciso das elites e das instituições que organizam as sociedades contemporâneas, não se pode avaliar com precisão o impactos das TICs sobre os sistemas políticos (democráticos ou não) realmente existentes (não confundir com versões idealizadas destes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário